Coordenadoria do Programa Municipal de Defesa do Consumidor
Horários de Atendimento
Disque Procon 151 ou543584-1155543313-1818

Notícias/Avisos/Imprensa

  • Consulta pública aborda limites de contaminantes em alimentos infantis

    Para estabelecer os limites máximos tolerados de contaminantes (arsênio, cádmio, chumbo e estanho) em alimentos infantis, a Anvisa publicou na terça-feira (21/6), a Consulta Pública (CP 209/2016), sobre contaminantes inorgânicos em alimentos infantis, no Diário Oficial da União.

    As contribuições poderão ser enviadas entre 26 de junho a 26 de agosto de 2016.

    A Resolução RDC n 42, de 29 de agosto de 2013, que estabelece os limites máximos de contaminantes inorgânicos em alimentos, está harmonizada no Mercosul, mas não se aplica de forma específica aos alimentos infantis.

    É essencial manter a quantidade de contaminantes em alimentos dentro de limites aceitáveis do ponto de vista toxicológico, a fim de proteger a saúde pública, especialmente no caso dos alimentos destinados a lactentes e crianças de primeira infância.

    A preocupação sanitária com os limites de alguns contaminantes, em alimentos infantis, é ainda mais relevante devido à vulnerabilidade desta população aos efeitos nocivos dessas substâncias, cujo impacto poderão afetar o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

    As categorias de alimentos envolvidas são:

    • fórmulas infantis para lactentes e crianças de primeira infância; 

    • fórmula pediátrica para nutrição enteral;

    • alimentos à base de cereais voltados ao público infantil;

    • alimentos de transição para lactentes e crianças de primeira infância;

    • outros alimentos especialmente formulados para lactentes e crianças de primeira infância.

    Como contribuir?

    A proposta está disponível na íntegra no portal da Anvisa e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico, disponível na página da consulta pública.