Coordenadoria do Programa Municipal de Defesa do Consumidor
Disque Procon 151 ou543584-1155543313-1818

Notícias/Avisos/Imprensa

• Procon de Passo Fundo está com novo site

Cobranças de contas indevidas, produtos que não funcionam como esperado ou com defeito. Se esses problemas não forem resolvidos diretamente com os fornecedores, o jeito é procurar os direitos. É para atender a estas demandas que existe o Procon, núcleo de serviço oferecido pela Prefeitura de Passo Fundo e que agora está com novo site. No endereço procon.pmpf.rs.gov.br é possível obter diversas informações, dentre elas o Código de Defesa do Consumidor.

No site também é possível conferir as últimas notícias sobre direitos do consumidor, entrar em contato com o Procon para fazer alguma reclamação de produto ou serviço e consultar a legislação vigente sobre o tema. Além desses serviços, o site oferece links diretos para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Balcão do Consumidor da UPF.

Quando procurar o Procon
    O consumidor que se sentir lesado em seus direitos pode procurar o Procon. É importante que antes de procurar o serviço, tente resolver a situação diretamente com o fornecedor do serviço ou produto. Se isso não ocorrer, é essencial que tenha em mãos o número do protocolo de atendimento – se tiverem sido feitas várias tentativas é bom ter todos esses números de protocolos em mãos. Além disso, é preciso apresentar os documentos pessoais.

O primeiro passo ao chegar ao Procon é o cadastro do consumidor e do fornecedor, seja loja ou prestador de serviço. Depois disso é necessária uma declaração do consumidor sobre o problema em questão. Em seguida, o Procon dá início à tentativa de resolução direta com a empresa. Outro ponto importante é que as pessoas procurem o Procon presencialmente para que possa ser dado início a este processo. Embora sejam atendidas e dadas orientações por telefone e e-mail é melhor procurar diretamente o serviço.

(Foto: Divulgação/PMPF)