Coordenadoria do Programa Municipal de Defesa do Consumidor
Horários de Atendimento
Disque Procon 151 ou543584-1155543313-1818

Consumidor

Atendimento de Processos

Para consultar o andamento do seu processo disque: 151 / 3584-1155

Manuais e Cartilhas

Cartilha informativa que contêm informações basicas e essenciais para defesa e conhecimento dos direitos e deveres do consumidor.

Dicas e Orientações

Segundo normas da Anatel os serviços de telefonia, internet e TV por assinatura podem ser suspensos por no mínimo 1 (um) mês e no máximo 04 (quatro) meses, apenas uma vez por ano, sendo que a empresa prestadora desses serviços tem que suspender o mesmo em até 24 (vinte e quatro) horas depois do pedido e não pode cobrar por isso. Para poder exercer esse direito, o consumidor não pode ter nenhuma dívida com a empresa prestadora dos serviços.

Quando o consumidor ligar para a empresa prestadora do serviço deve enfatizar que quer a suspensão temporária, e não a suspensão de sua conta. Tal serviço pode ser utilizado em também em casos que o consumidor achar que não irá conseguir pagar sua fatura em dia.

Caso o consumidor tenha dificuldade em suspender o(s) serviço(s), deve anotar o protocolo com a empresa operadora dos serviços e fazer reclamação no Procon, no site da Anatel ou recorrer ao Juizado Especial Cível de sua cidade.

(Fonte Revista Exame.com)

Educação

Educação

Código de Defesa do Consumidor

Abaixo você encontra para download o Código de Defesa do Consumidor Nacional e o Código de Defesa do Consumidor Municipal( Passo Fundo).